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Título: Oficina Práticas Pedagógicas Inclusivas: Refletindo sobre a adaptação curricular

Descrição: A inclusão das pessoas com deficiência nos diversos âmbitos da sociedade é uma realidade atual. Ao longo dos anos, pouco a pouco, houve uma conquista de direitos, e com a Lei n.o 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, propondo e assegurando “em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania” (BRASIL, 2015), foi possível, também, ocupar novos espaços, dentre eles, o escolar. No que se refere à educação, a lei dispõe que “É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação” (BRASIL, 2015). Tendo por base esta realidade, os professores se veem no desafio de adaptar suas práticas pedagógicas com o objetivo de abranger a aprendizagem para todos os estudantes em sala de aula, sejam eles com ou sem deficiência. Neste contexto, a presente oficina tem o intuito de proporcionar práticas educacionais inclusivas, refletindo sobre a importância da adaptação curricular, com base em algumas experiências realizadas no IFRS Campus Osório. No que se refere aos aspectos metodológicos, enfatizar-se-á o estudo de casos (fictícios) relacionados. principalmente, a alunos com deficiência visual e deficiência auditiva, salientando a importância do ensino e da aprendizagem de LIBRAS e do BRAILLE por parte da comunidade escolar. Ainda, por tratar-se de uma oficina, proporcionar-se-ão dinâmicas voltadas à produção de materiais, com vistas a pensar a acessibilidade de maneira efetiva.

Horário: 11/9 - 9h às 12h

Idade: -

Número Máximo de Participantes: 25

Nível de Ensino:

  • Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
  • Ensino Superior
  • Pós-Graduação

Integrantes: